"Flashs" da Arte Tumular no Cemitério da Recoleta (Cristina Vieira)

olá amigos, o blog thanatos conta com um novo autor. Sou a Cristina, sou psicóloga, especialista em Saúde Pública e tive o prazer de conhecer e trabalhar com o professor Erasmo na especialização, estudo o tema do suicídio e atualmente tenho também interesse na arte que envolve a morte. recentemente pude tirar algumas fotos do cemitério da Recoleta, em Buenos Aires. O cemitério da Recoleta é o mais antigo cemitério público de Buenos Aires, data de 1881. nele estão sepultados heróis da Independência, presidentes da República, militares, cientistas, artistas, intelectuais. a area em volta é considerada area nobre e os imoveis carissímos. ele resistiu ao processo de afastamento dos cemitérios da cidade e ainda fica bem ao lado da igreja. Possui mais de 3oo obras de arte em esculturas belissímas. os caixões chamam atenção pois não estão enterrados, mas guardados dentro de mausoléus onde podem ser vistos por vitrais. Postarei algumas imagens e uma análise pessoal delas. espero poder contar com comentários e impressões. acima um mausoléu negro. estas casas dos mortos tem um estilo próximo do gótico, sombrio. tudo neles traz um sentimento de solenidade e luto. vejamos a imagem mais de perto.
me lembra uma passagem bíblica que diz "... um anjo do senhor te visitará..."
Essa escultura encerra esperanças... esperanças que muitos tem quando pensam no após a morte. mas o artista quis retratar outra coisa. o anjo abre a porta com com uma mão e com outra ele traz flores, a imagem no seu rosto é de tristeza. os anjos também lamentam a morte dessa pessoa. ele vem vistá-la com tristeza e o tumulo é negro simbolizando o luto. detalhes da perfeição do artista, a mão na maçaneta do mausoléu. é isso amigos. estarei nos próximos dias postando mais algumas imagens e comentários. até breve!

4 comentários:

Erasmo Ruiz disse...

Cara Crisrina! Seja Bem vinda! Maravilhoso ter você conosco na produção desse blog. Esperamos que esta seja a primeira de muitas contribuições. Abração do ERASMO

Ayala Gurgel disse...

OLá, Cristina
Bem vinda.
A arte cemiteral não é apenas uma forma de cultuar os mortos, mas, igualmente, de lembrar aos vivos o destino de todo ser vivo sobre a terra, por isso, estou ansioso para saborear as outras imagens, eu que tenho muita vontade de conhecer esse cemitério - nosso panteão latinoamericano.
Sobre cemitérios, há alguns trabalhos muito bons realizado por Eduardo Rezende, que aliás é o editor de uma editora com nome bem sugestivo: necropólis.
Encontramos seu arcevo em www.necropolis.com.br

Anônimo disse...

Boa tarde, Cristina.
Muito lindas as imagens que voce postou no blog.
Estou agurdando as outras imagens que voce diz possuir para aprecia-las.
Elba Gomide Mochel

Heitor Amílcar disse...

Parabéns pela seriedade e qualidade destas páginas na web!
Aproveito para prestar uma informação que pode ser do interesse dos seguidores delas: o concurso de textos promovido pela Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba/SP, tendo a arte cemiterial como temática. Trata-se de iniciativa bem interessante, também por dar eco a uma temática que ainda sofre preconceitos!
Tanto que nós da Jacintha Editores, apoiadores de eventos culturais na cidade e região, demos espaço a tal evento no blog da editora, com a matéria “Cemitério: cultura, história e arte”, justamente o nome do concurso.
Convido-os a visitar nosso blog (http://jacinthaeditores.blogspot.com), e mesmo a repassar a seus seguidores e amigos tal endereço eletrônico, de modo a estarmos, também por essa via, ampliando a visibilidade do evento e sua temática.
Grande abraço.
Heitor Amílcar