Nós e os mortos (Mirian Miranda)

Um dia alguém me disse que a seguinte frase está escrita na entrada do cemitério do Gavião:

"Nós, os ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos.

Eu já fui o que tu és e tu serás o que nós somos."

Ao tentar encontrar algo relacionado vejam o que achei:

A Capela dos Ossos é um dos mais conhecidos monumentos de Évora, em Portugal. Está situada na Igreja de São Francisco. Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da altura (contra-reforma religiosa, de acordo com as normativas do Concílio de Trento), pretendeu transmitir a mensagem da transitoridade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. A capela, construída no local do primitivo dormitório fradesco é formada por 3 naves de 18,70m de comprimento e 11m de largura, entrando a luz por três pequenas frestas do lado esquerdo. As suas paredes e os oito pilares estão "decorados" com ossos e caveiras ligados por cimento pardo. As abóbadas são de tijolo rebocado a branco, pintadas com motivos alegóricos à morte. É um monumento de uma arquitectura penitencial de arcarias ornamentadas com filas de caveiras, cornijas e naves brancas. Foi calculado à volta de 5000, provenientes dos cemitérios, situados em igrejas e conventos da cidade. A capela era dedicada ao Senhor dos Passos, imagem conhecida na cidade como Senhor Jesus da Casa dos Ossos, que impressiona pela expressividade com que representa o sofrimento de Cristo, na sua caminhada com a cruz até ao calvário.

Imagino qual seria o sentimento que as pessoas em geral teem ao entrar nesta capela!!!!

Acredito que minimamente um quê de reflexão toma o pensamento. Partindo do princípio de que poucos se sentem confortáveis em ir até um cemitério comum e pisar ‘sobre os ossos’ imagine só estar rodeado deles!!!!!

Para quem quiser ver as imagens de perto indico que procurem no wikipédia, impressionante!

2 comentários:

Anônimo disse...

Marina Cavalcanti: Nooossa.. fiquei imaginando como será entrar nessa capela e ficar um tempo lá..
imaginei também como hoje as pessoas reagiriam ao entrar numa capela com uma 'decoração' tão assustadora e dedica ao Senhor Jesus da Casa dos Ossos, como essas pessoas iriam fazer suas orações numa capela tão 'sinistra' hein?!

Ayala Gurgel disse...

COMENTÁRIO EXCLUÍDO:
Neste Blog não são permitidos comentários ofensivos ou proselitistas. Desculpe, mas primamos pela qualidade dos estudos em Tanatologia, o respeito à dignidade humana e a convivência pacífica e cortês entre as pessoas e nações