A Morte Está Proibida: Sucupira é na Itália (Erasmo Ruiz)



Imagine se você pudesse ir para um lugar em que simplesmente a morte não acontecesse. Como nos ensinou o mestre Saramago em "As Intermitências da Morte", um mundo onde a morte não existisse seria completamente inviável pois ela produz impactos na vida social e econômica que mal imaginamos.  E os aspectos existenciais? Caso não pudéssemos mais morrer milhares de pessoas ficariam presas a uma distanásia sem fim com o tempo "congelado" no ápice de suas agonias.



Na cidade Italiana de Falciano de Massico morrer tornou-se ILEGAL. Isso mesmo. O prefeito da cidade emitiu um decreto proibindo a população de partir dessa para melhor, de bater as botas e de ver o capim pela raiz. Nessa simpática cidadezinha italiana a 50 kms de Nápoles, os cidadãos não podem ir para o além!

Alguém então diria. Como esse prefeito se arvora  a ter uma atitude divina? Calma. A proibição só vai durar até que a cidade construa seu novo cemitério. A cidade de Falciano dividia o cemitério com outra cidade que passa hoje por uma explosão demográfica, não a cidade e sim o cemitério. Como as cidades não entraram em um acordo sobre como expandir o espaço do cemitério, o prefeito de Falciano decretou que as mortes não podem mais ocorrer!

Óbvio dizer que o prefeito fez apenas uma provocação. Queria chamar  a atenção de todos para que o problema fosse resolvido. Lembrei-me imediatamente de uma deliciosa novela de Dias Gosmes do início dos anos 70 chamada "O Bem Amado" que posteriormente virou mini-série e mais recentemente um filme estrelado por Marco Nanini.



Na novela o personagem central, o prefeito Odorico Paraguassu (brilhantemente interpretado pelo saudoso Paulo Gracindo) comanda a pequena cidade de Sucupira. É um populista do pior tipo. Inescrupuloso, é capaz das piores armações para conseguir o que deseja. Na verdade, Odorico é uma mistura perversa de tudo o que o país tem de pior na sua classe política, mas com pintadas de sarcasmo e bom humor que tornam o personagem rigorosamente irresistível.


Toda trama da novela se articula em torno da construção do cemitério da cidade, obra ansiada ha muito anos já que os moradores eram enterrados em  outra localidade. Pois bem. No momento em que o cemitério fica pronto, ninguém mais morre para que a obra seja inaugurada. Isso coloca em xeque o futuro político de Odorico. Seguem-se inúmeras situações hilárias!

Esperamos que quando o problema da falta de espaço no cemitério de Falciano de Massico for resolvido existam novos moradores para que a obra possa ser inaugurada. Caso não, talvez uma nova Sucupira com seu respectivo Odorico renasça na Itália.


Discurso de Odorico Paragassu em "O Bem Amado" (1973)

A propósito. Até o momento dois moradores desobedeceram o decreto do prefeito mas não há notícias de que tenham sido punidos.

Um comentário:

Maria Regina disse...

Kkkkk... Só vc mesmo Erasmo!