Morte e Audiência (Erasmo Ruiz)

Parece óbvio, mas vamos afirmar: a morte dá audiência. Tente contabilizar a quantidade de assassinatos que vemos diariamente nas séries de TV, filmes, novelas e anúncios publicitários. A morte se rivaliza com as belas mulheres na busca de atenção na telinha. Vende histórias e produtos. Na hora do almoço então, entre uma garfada e outra do rotineiro arroz com feijão, teremos "flashs" da morte ao vivo e a cores, com direito a exposição pública de cadáveres com traços terríveis da nossa violência cotidiana. Mas ela pode estar presente de forma mais sofisticada. Aparece disfarçada em estatísticas, se confunde com um jogo de basquete quando somos confrontados com os índices de ataques cardíacos anuais no Brasil ou o número de mortos por HIV na África. Esse perfil aparece sempre a noitinha, aos domingos nas reportagens hipocondríacas dos "Fantásticos" da vida. Quem irá dormir no domingo sem saber o número "exato" de contagiados pela gripe suína e a tabelinha com o número de mortos? Quando eu penso escapar desse ambiente "funéreo", eis que vem as propagandas das TVs por assinatura lembra-me do sobrepeso, das altas taxas de colesterol e glicose, do quanto tenho uma vida sedentária, enfim, a propaganda insinua que se eu não comprar a tal bicicleta que também vira churrasqueira e faz sucos, eu continuarei com o pé na cova. Por garantia, é melhor levar pilulas naturais de emagrecimento junto com a tal bicicleta. Quem sabe eu não estou comprando ambrosia disfarçada e me torne um ser imortal? Mas, fiquem atentos maníacos de TVs por assinatura! Se vocês são tão obsecados pela morte quanto eu, já temos onde sintonizar nossas antenas. Na Alemanha já está no ar a ETOS TV, um canal esclusivo com morte nua e crua o dia inteiro, sem disfarces. O tema será abordado do ponto de vista estético com longos documentários mostrando as belezas de cemitérios e da arte tumular bem como nos mostrará como podemos preparar nosso funeral em vida. Para quem gosta de história e amntropologia, o canal é um prato cheio mostrando a diversidade das formas de morrer pelo tempo e pelas culturas. A associação alemã de agentes funerários é um de seus proprietários. Não foi reportado ainda se quem assinar o canal terá descontos no futuro. Para quem sabe ler alemão ou confia nos terríveis mecanismos de tradução da internet, segue link para a ETOS TV. Ah, até agora não se teve notícia de ninguém que tenha morrido assitindo à sua programação. "http://www.etostv.de/" ETOS TV

Um comentário:

Anônimo disse...

Aproveitando para apreciar o BLOG e parabenizar pelo texto.
Em breve espero contribuir com alguma publicações funebres kkkkk
ABraços
Ana Carla