O Último Post: Blog Como Espaço de Memória (Thyciane Nunes*)

Derek Miller, 41, who died from colon cancer last week.
              Derek Miller

“Protegidas” pela tela do computador, as pessoas sentem-se instigadas a dividir com o mundo os aspectos mais íntimos de suas vivências. Até mesmo a morte, assunto constantemente evitado, tratado sempre com tanto receio, ganhou uma nova abordagem dentro das relações do universo virtual.

Apesar de extremamente expostos, os usuários de sites de relacionamentos sentem-se a vontade para expressar sua dor.  No Orkut,  é comum vermos manifestações de “luto” no status de quem sofre pela perda  de alguém. Além disso, por diversas vezes, o perfil do ente querido que partiu ainda é visto por aqueles que o amam e sentem saudades, como um meio de comunicação. Continuar enviando "scraps" para sua página pessoal é uma nova forma de manter viva a memória de quem se foi.

Essas ferramentas informacionais desempenham hoje um papel importante para a compreensão, aceitação e conforto perante a morte do próximo. Mas e quando somos colocados frente a perspectiva de nossa própria finitude?

Derek Miller, escritor canadense, encontrou na blogosfera um modo de lidar com esta questão. No dia 4 de maio, seu texto intitulado “The Last Post” (O Último Post), publicado por uma amiga, foi visualizado por aproximadamente 3 milhões de visitantes... somente na primeira hora. O texto não dá margem para sentimentalismos e começa com um sucinto “Aqui está ele. Estou morto, e este é o último post do meu blog”. Fala que instruiu os familiares e amigos para que a mensagem fosse publicada após seu falecimento para, em seguida, ele mesmo “anunciar” a sua morte no dia 3 de maio, aos 41 anos, de complicações do estágio 4 de câncer colorretal em metástase”. Enfatiza que esse desfecho já era esperado por todos e lamenta por sua família que este acontecimento tenha tornado-se “parte de suas vidas, infelizmente”.


É certo que a curiosidade acerca da “mensagem póstuma” trouxe notoriedade a história, mas a trajetória desta merece tanta atenção quanto seu desenlace.

Formado em Biologia Marinha, Derek Miller era conhecido no Canadá por conta de seu site, o Penmachine.com, quando em 2007 foi diagnosticado com câncer. A partir de então, pelos próximos 4 anos, assuntos corriqueiros comentados no blog passariam a dividir espaço com relatos sobre a nova rotina no tratamento contra a doença. 
Derek miller
Entretanto, no fim de 2010 o câncer atingiu a fase terminal e os leitores do blog puderam acompanhar gradativamente a piora significativa que Derek descrevia de seu estado de saúde. A deterioração física, marcada por tosses e dores abdominais constantes veio seguida pelo desgaste  psicológico, desencadeado pela necessidade de usar fraldas e a perda progressiva de sua mobilidade\e independência.

Ciente de sua condição, Derek não poderia deixar de tocar no tema “medo”, e salienta que o que teme não é a morte por si só, mas o sofrimento presente no processo de morrer:“Não tive medo da morte - do momento em si - ou do que vem depois, que era (e é) nada. Ao longo do tempo, permaneci um tanto receoso do processo de morrer, da fraqueza e da fadiga crescentes, da dor, de se tornar menos e menos eu mesmo à medida que me aproximava dela.”.

Mas é importante sabermos que nem tudo se resumiu às angústias da doença. Várias postagens são repletas de declarações de amor apaixonadas à sua esposa Airdrie, com quem viveu 16 anos e às duas filhas do casal; Marina (13 anos) e Lauren (11 anos). A docilidade com que fala de sua família e o entusiasmo pela vida e tudo de bom que ela tem a oferecer são o verdadeiro legado de Derek no registro de sua luta diária.
 
"O mundo, na verdade todo o universo, é um lugar lindo, surpreendente, maravilhoso. Sempre há mais a se descobrir. Não olho para trás nem me arrependo de nada, e espero que minha família possa encontrar uma maneira de fazer o mesmo. O que é verdade é que as amei."

Airdri respeitará a vontade do marido e manterá o site funcionando como um memorial da vida de Derek.



*Thyciane Nunes é acadêmica do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará

Nenhum comentário: