A ausência e o medo do fim no filme Melancolia (Sarah de Sousa)


Melancholia é o novo filme do diretor Lars von Trier. Ele conta a história dos últimos dias antes de um Planeta chamado Melacolia colidir com a Terra.
Nesse tempo Justine (Kirsten Dunst), que celebra seu casamento com Michael (Alexander Skarsgård), vai ao longo da trama demostrando sua angústia de viver permeada por cenas de uma tristeza vaga que aos poucos a domina e a faz questionar a natureza da humanidade. Sua irmã Claire (Charlotte Gainsbourg) gosta de ter os fatos sobre seu controle, ao contrário de Justine que parece conformada, desenvolve um pavor do fim, a iminência da perda a faz entrar em fuga dos acontecimentos. Vários questionamentos vão surgindo na mente dos que assistem a película: como lidar como o medo da morte diante de uma ameaça eminente? É possível deixar, como Justine, que o sentimento de conservação nos abandone? A relação entre dois personagens com perspectivas diferentes trás um conflito chave: como se portar diante do fim?

Seria o medo que Claire possui o resultado de uma vida ‘’não vivida’’? Existirá algum ser humano que considere sua vida em plenitude ao ponto de esquecer tal temor?

O enredo se desenvolve com a visão da inevitabilidade e uma espécie de ‘’eu sabia’’ em Justine, toda sua melancolia é transformada em um sentimento de profecia quando o planeta parece cada vez mais próximo da Terra.

Claire vê tudo como o fim do  que conhece e pode controlar: seu filho, seu marido, sua irmã depressiva que necessita de seus cuidados. Compreender o que parecia inevitável estava além daquilo que permite para si.

O filme é provocante e termina com a certeza de não há escapatória, o mundo acabará e a humanidade terá seu final dramático.

Veja aqui o trailer de "Melancolia":






5 comentários:

Rodolpho Lupus disse...

Melancholia traz à tona a própria personalidade de Lars Von Trier. Visto ora em Justine, ora em Claire...
O grande "barato" do filme é esta questão que é jogada em nossa mente "Que postura eu assumiria num fim iminente?"
Com cenas lindíssimas, música impactante e elenco afiadíssimo, Melancholia já entrou na minha lista de filmes prediletos!

Romeu Pargas disse...

o filme é intrigante e vale a pena a reflexão sobre essas questões, muito bom. recomendo.

Pabline Medeiros disse...

Veja esse filme! Cenas lindas e emocionantes... Um filme que nos faz pensar, o que faz de nós humanos!
Beijos

Milene Lobato disse...

O filme trás esses questionamentos de maneira bem angustiante ,nos fazendo entrar na cena e viver o momento e os sentimentos de Claire e Justine sobre o fim. Muito interessante!

Letícia De Martini disse...

Além da questão do filme suscitar a inquietação acerca de qual posição tomaríamos se fóssemos nós as vítimas do acontecido, também me deparei com uma reflexão distinta. As duas reações, de Justine e Claire são extremas, do tipo "oito e oitenta". Seriam os dois extremos que habitam dentro de nós, de modo que, um deles sempre se sobressai. Acredito que a indagação deva ser sobre qual dos dois é preponderante, diferentemente de se cogitar a adoção de uma das posturas. Porém, o meio-termo tiraria toda a beleza e profundidade do filme; ele só cabe a nós, espectadores e admiradores da obra de Lars Von Trier.