Lula, o Câncer e o SUS (Ayala Gurgel)


Já dizia Otto Lara Resende, "o mineiro é solidário no câncer". E isso, por incrível que pareça, foi uma máxima moral válida durante algum tempo nesse país, não só para os mineiros, mas para todos nós, os brasileiros. Disse "Foi", pois pelo menos é o que parece. Ela deixou de ser quando o personagem atingido pelo câncer é o ex-presidente dessa república, Luís Inácio "Lula" da Silva.


O fato de o Lula ter desenvolvido um câncer - agora especulado pela mídia em todas as suas dimensões, da etiologia ao prognóstico, desenvolveu junto com ele uma relativização dessa norma moral. Se algum dia não foi incomum os inimigos políticos se abraçarem e praticarem o perdão mútuo quando um dos adversários se tornava moribundo, ou um dos lados dar por satisfeita a vitória quando o outro lado era tocado por alguma desgraça, especialmente o câncer. Se algum dia o Rei de Troia pode entrar no acampamento do inimigo para recolher o corpo do filho morto e ninguém o tocou, pois estava de luto. Se a doença por causas desconhecidas, como o câncer, teve um profundo poder de despertar solidariedade nas pessoas, hoje, isso certamente mudou.

Há uma reviravolta moral, ou talvez até mesmo de perturbação mental, que faz com que algumas pessoas aproveitem o momento nosológico para comemorarem uma punição divina, como a nêmesis dos gregos: aquele que não foi atingido pela justiça dos homens, será atingido pela justiça divina. Cito Erasmo Ruiz (no facebook): 
Uma coisa é criticar o Lula por aquilo que você acredita que seu governo tenha feito de errado ou deixado de fazer. Agora, se você está feliz pelo fato dele estar com câncer na laringe...bem...creio que você está precisando de mais tratamento do que ele. Uma mistura de psicoterapia com princípios éticos cairia muito bem!
No entanto, não quero discutir aqui se Lula é merecedor - fruto de alguma nêmesis ou consequência dos hábitos de vida - de um câncer ou não, se ele fez ou não um bom governo, se foi ou não eleito pelos nordestinos, se tem ou não a possibilidade de ser eleito novamente, se devemos ser solidários ou não com ele pelo fato de ter câncer. Quero sim, discutir um único ponto: um discurso que ecoa:
"Lula deveria ser atendido pelo SUS".

Isso sim é intrigante, principalmente quando o significado mais comum para essa sentença é algo do tipo:

"Lula deveria ser atendido pelo SUS, para que possa ser penalizado".

Isso leva a equacionar "ser atendido pelo SUS" com "ser penalizado", e sugere que ter um câncer não é mais uma penalização, ou não é uma penalização suficiente, o que poderia dar um significado mais extensional à sentença como:
"Lula deveria ser atendido pelo SUS, para que possa ser penalizado, uma vez que ter câncer não é uma pena suficiente".

Esse Lula deve ter feito algo de muito errado para merecer tal pena. Mas, que penalização seria essa? O que significa "ser atendido pelo SUS"?

A princípio, não deve ser algo bom, pois li no perfil de vários profissionais do SUS uma confissão de sadismo que apregoa "ser atendido pelo SUS" como "ter seu sofrimento aumentado e sua dignidade prejudicada". O SUS não é uma entidade metafísica à parte das ações cotidianas de cada profissional, político, usuário que o compõe. O atendimento do SUS é aquele que os profissionais que nele trabalham ministram. Assim, quando leio essa confissão de sadismo, imagino que o SUS seja, realmente, um bom lugar para punir as pessoas.

Contudo, nem só de sadismo vivem as confissões acerca do SUS. Li, também no facebook, no perfil da Maria Goretti Maciel a seguinte declaração:
Que coisa horrível essa de todo mundo comemorando a doença de uma pessoa!!! Sei que o Lula neste momento precisa e muito de Cuidados Paliativos, o que dificilmente terá. Câncer de cabeça e pescoço maltrata, mutila, dói e faz sofrer!! E há serviços no SUS como o Hospital de Barretos ou o IMIP no Recife que, entre outros, têm equipes muito competentes de CP e bom tanto para o Câncer. Nestes, acho que o eterno presidente Lula seria muito bem acolhido, tratado e paliado à altura, como desejamos para todos os brasileiros e brasileiras que o lula ajudou a sair da linha da miséria. Miséria são os maus sentimentos. Para estes não há tratamento nem solução.
Isso quer dizer que o SUS pode ser também um lugar acolhedor, que respeita a dignidade do moribundo e alivia sua dor e sofrimento. E, como o SUS é feito por seus trabalhadores, do mesmo jeito que há esses sádicos assumidos, há também quem aposte na qualidade, na atenção, na solidariedade, no profissionalismo. Nessa perspectiva, "ser atendido pelo SUS" não pode ser compreendido como uma punição, mas como uma forma de acolhimento. A sentença ficaria assim:
"Lula deveria ser atendido pelo SUS, para que possa ser acolhido, uma vez que ter câncer traz muito sofrimento e precisa de tratamento adequado".
É essa postura que nós da Thanatos procuramos desenvolver. Não importa quem seja o moribundo, o vemos como um ser humano, portador de direitos e merecedor de nossas melhores habilidades e empenho no acolhimento de sua história, no alívio de sua dor e controle dos sintomas. Pois, sabemos que há coisas que não nos compete julgar, por mais que queiramos e estejamos inclinados a fazê-lo.

Com base nisso, também quero dizer, reforçando o que Maria Goretti Maciel disse:
Lula deveria ser atendido pelo SUS



2 comentários:

Maria Goretti Maciel disse...

Concordo plenamente. O SUS é algo que nós, profissionais de saúde construímos com tanta responsabilidade quanto o dirigente do país, seja quem for. Quem pensa em puni-lo com o SUS certamente nada faz ou fez na vida para torna-lo mais justo e humano.
Lutamos tanto para que todos os cidadãos brasileiros tenham direito a um tratamento digno, humano e respeitoso. Por admirar o Lula é que gostaria que ele o usufruísse e não precisasse passar pela tortura de um tratamento técnico e frio e muito menos por um prolongamento desumano de sua vida quando lhe chegar a hora de ir.Nem ve-lo alimentado por falsas esperanças, a família em sofrimento, sem acolhida.... Tomara que ele, como todos os brasileiros, posssa usufruir do Cuidado Paliativo.

Rosila disse...

ACHO QUE NÃO SÓ O LULA, MAIS TODOS OS POLÍTICOS, DEVERIAM SE TRATAR PELO SUS, NÃO ENTENDO A ZANGA DOS OPOSITORES DA CAMPANHA PARA O LULA SE TRATAR PELO SUS, POIS DE ACORDO COM ELE A SAUDE DO PAÍS ESTÁ MUITO BEM OBRIGADA, TODOS TEM DIREITO A UTI (SEM NINGUÉM PRECISAR ENTRAR NA JUSTIÇA), NINGUÉM PRECISA MADRUGAR EM FILA PARA RECEBER SENHA (QDO CONSEGUE)E MARCAR UMA CONSULTA,OS EXAMES SÃO TODOS ENTREGUES RAPIDAMENTE E NÃO COM MESES OU MAIS DE MES, NÃO EXISTE NESTE PAÍS NENHUM HOSPITAL SUPERLOTADO, NINGUÉM FICA INTERNADO EM CORREDOR DE HOSPITAL, EM CIMA DE MACA, ETC.
FOI POR ISSO QUE APROVEITAMOS A OPORTUNIDADE PARA FAZERMOS ESTA CAMPANHA E CHAMAR MAIS ATENÇÃO SOBRE ESTE PROBLEMA E TENTAR MELHORAR A SITUAÇÃO DA SAÚDE NESTE PAÍS.

ESPERO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO QUE O LULA TENHA ÊXITO NO SEU TRATAMENTO.