Tanatólogos de destaque: Maria Júlia Kovács



Maria Júlia Kovács

Professora Associada, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade, USP

Os seus projetos de pesquisa e docência têm relação com a área de tanatologia, inclusive contando com importantes publicações na área que já se tornaram leitura obrigatória no ramo. Ministra disciplinas na graduação e pós-graduação abordando temas como representações e atitudes frente à morte, conceito e vivência de morte em crianças, adolescentes, adultos e idosos, experiências de perda/morte, separação e o processo de luto, comportamentos autodestrutivos e o suicídio, o paciente "terminal" e a questão da morte, o psicólogo e o trabalho como problema da morte na formação do psicólogo, bioética nas questões da vida e da morte. Atualmente tem desenvilvido pesquisas na área de psico-oncologia, cuidados à pacientes gravemente enfermos e com profissionais de saúde que cuidam desses pacientes. Coordena o Laboratório de Estudos Sobre a Morte - LEM-USP. O Laboratório tem como um de seus objetivos a produção de filmes didáticos sobre o tema da morte, dentre os quais se destaca a coleção Falando da Morte.

3 comentários:

Anônimo disse...

É importante ressaltar que a professora Julia faz esocola guando é modelo para e outros grupos de estudos sobre a morte como o da UFMA que vem desenvolvendo duas pesquisas grandes sobre o tema e uma liga de tanatologia atuante na discussão de temas relacionados aos cuidados paliativos e morte/morrer.
Elba Gomide mochel - enfermeira

Lucas Garcia disse...

Seria importante desde já que os estudos sobre a morte sejam divulgados de forma informativa para os profissionais da saúde em geral.
Os cuidados paliativos vão além da simples idéia de se trabalhar com o paciente terminal, ou seja, esses cuidados se estendem ao meio familiar e social destes pacientes.
Que se diga de passagem o trabalho da Maria júlia significa muito para nós profissionais da saúde.

Lucas Garcia/Estudante de Psicologia PUC MINAS ARCOS

Anônimo disse...

Muito grato à Profa. Dra. Júlia Kovács pelo riquíssimo conteúdo de seu livro "Morte e Desenvolvimento Humano", adotado na disciplina Tópicos Especiais em Tanatologia - 9*Período da Graduação de Psicologia da Faculdade Santo Agostinho - FSA de Teresina /PI. Onde os 13 capítulos do livro são estudados, analisados, avaliados e debatidos em GDs (grupos de Disc.).Obrigado pela excelente obra literária de cunho científico e acadêmico. JChrüz (Acad.Psi/FSA).