O Mundo Fashion da Morte (Erasmo Ruiz)



Você já pensou com que roupa gostaria de ser enterrado? OU, quem sabe, cremado? Ora, esse tipo de pergunta ninguém faz hoje em dia, embora a roupa do morto de uma certa forma continue sendo uma coisa importante.


Existem aqueles que querem ser enterrados com a camisa de seu clube preferido. Outros expressam no morto aquilo que ele foi em vida e acabam lhe botando um bem cortado terno de advogado, toga de juiz, jaleco de médico ou uniforme de militar. As possibilidades são muitas.

No entanto, poucos discutem o que seria uma roupa apropriada para os mortos, principalmente numa época em que as preocupações de ordem ecológica são plenamente justificadas.

Pois descobrimos recentemente a estilista australiana Pia Interlandi. Quando perdeu seu avô ficou a se perguntar sobre qual roupa seria mais adequada para alguém ser enterrado."Eu estava dando o laço no cadarço de seus sapatos quando me perguntei : mas onde ela vai andar? Não precisa de sapatos".
 Com o tempo buscou desenhar mortalhas e, posteriormente, estudou materiais para roupas mortuárias que fossem ecologicamente corretas, para que pudessem se degradar junto com os mortos. A idéia de pessoas serem enterradas em roupas de poliester a desagradava proifundamente pois imaginava que depois de passado o tempo da decomposição do corpo o que resataria seria um esqueleto vestido já que o poliester não se degradava.

Como nos ensina Norbert Elias: "A Morte é um Problema dos Vivos". Em tempos de preocupações ecológicas talvez em futuro próximo seremos todos sepultados em roupas que possam tranquilamente se decomporem conosco.

Resta saber como o capitalismo irá transformar essa idéia em mercadoria para todos. Talvez famosas modelos possam dramaticamente promoverem essas vestimentas em tanáticos desfile de modas. Ou então, poderemos chegar num magazine e comprar nossa roupa para a última viagem em 5 vezes sem juros. Esse mundo fashion cheio de glamour acaba de chegar à morte. Agora o céu é o limite...ou quem sabe o inferno!  
 

Nenhum comentário: