Marco Túlio Assis Figueiredo: morreu o pioneiro dos cuidados palitivos no Brasil


A ANCP (Academia nacional de Cuidados Paliativos) comunicou o falecimento de Marco Túlio Assis Figueiredo, pioneiro dos cuidados palitivos no Brasil


INFORMATIVO ANCP
 
 
Faleceu, na madrugada desta quarta-feira, dia 20 de fevereiro, aos 88 anos, o professor Marco Tullio Assis Figueiredo, pioneiro dos Cuidados Paliativos no Brasil.
“O professor Marco Tullio influenciou uma geração de médicos”, disse a Dra. Dalva Yukie Matsumoto, diretora da ANCP. “Ele nos inspirou e nos acolheu em um momento em que havia muitas dúvidas e muita angústia sobre a terminalidade da vida. Mostrou a todos nós qual era o caminho e o caminho era Cuidados Paliativos”.
Em 1948, graduou-se em Medicina pela atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez residência médica na Universidade da Pensilvânia (EUA, 1950-1952) e doutorado em Anatomia Patológica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 1976).
“Ele nos apresentou a filosofia dos Cuidados Paliativos. Trouxe a percepção de que a assistência na fase final de vida tinha que ser diferente”, afirmou o Dr. Ricardo Tavares de Carvalho, diretor científico da ANCP.
Em 2004, participou das reuniões que deram origem à Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), tornando-se membro honorário desta entidade. Foi também sócio-fundador da International Association for Hospice and Palliative Care (IAHPC, 1997) e membro de seu conselho consultivo durante três mandatos.
Em 2002, recebeu homenagem do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE-SP) com a inauguração do Espaço Prof. Marco Tullio no 12o. andar na Enfermaria de Cuidados Paliativos por iniciativa de sua coordenadora, Dra. Maria Goretti Sales Maciel. Em 2008, recebeu o Troféu Averroes no 1o. Ciclo de Cinema e Reflexão, iniciativa do Hospital Premier, Oboré e Cinemateca Brasileira, e homenagem da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC-SP) pelo seu pioneirismo em Cuidados Paliativos.
Como professor da UNIFESP, organizou as disciplinas eletivas de Cuidados Paliativos (1998) e Tanatologia (2007). Deixou inúmeros artigos científicos e ministrou dezenas de palestras e cursos. Um de seus trabalhos mais conhecidos era a tradução do livro Bilhete de Plataforma, de Derek Doyle, um dos mais importantes na área.
Atualmente, era professor titular de Tanatologia e Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina de Itajubá, Minas Gerais e era casado com a professora Graça Mota Figueiredo.
A ANCP compartilha esse momento de luto com seus amigos e associados e presta esta homenagem ao Professor Marco Tullio, cujo trabalho foi fundamental para uma cultura paliativa em nosso país.
Equipe ANCP

Nenhum comentário: